Já ouviu falar em doenças que se desenvolvem ao longo da vida, de forma lenta, muitas vezes silenciosas porque não apresentam sintomas?
Aqui vão alguns exemplos: Hipertensão arterial (ou pressão alta), diabetes, câncer, obesidade, dislipidemia (ou colesterol alto).
Há algum tempo as principais doenças eram as transmissíveis, infecciosas, porem com a melhora socioeconômica, avanços na área da saúde e em sistemas de informação o cenário mudou e agora as doenças não transmissíveis se tornaram as mais relevantes.
A maioria dessas doenças podem ser prevenidas ou tratadas, mesmo assim, representam em torno de 74% das causas de mortes no Brasil.
Por que?
As doenças crônicas não transmissíveis não possuem uma única causa, no geral são causadas por diversos fatores e até pelo ambiente ao qual estamos expostos, onde nos alimentamos cada vez com pior qualidade, além de estarmos cada vez mais em contato com poluição, compostos químicos e hábitos sedentários.
Como prevenir?
Com mudanças de hábitos, priorizando um estilo de vida saudável. Os caminhos são uma alimentação menos industrializada, pratica de atividades físicas, atenção a saúde mental, reduzir consumo de doces e bebidas alcoólicas, não fumar.
E você? Tem tomado atitudes para prevenir essas doenças?
Por onde deseja começar?
Dra. Thalita Alvarenga
CRMSP 162718
Médica especialista em Clinica Médica e Nefrologia
Fonte: Ministério da Saúde. Diretrizes e recomendações para o cuidado integral de doenças crônicas não-transmissíveis: promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência. 2008.